90 helicópteros da marca Helibras atuam nas Olimpíadas

28 Julho 2016

• Aeronaves são usadas em vigilância, antiterrorismo, defesa do espaço aéreo, segurança pública e também na captação de imagens
• Equipe da empresa está preparada para dar suporte aos helicópteros de todos os operadores
90 helicópteros da marca Helibras atuam nas Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 contaram com uma frota de 90 helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters utilizada em atividades de vigilância, defesa do espaço aéreo, antiterrorismo, segurança pública, resgate aeromédico, comunicação/controle e captação de imagens durante o mês de agosto, no Rio de Janeiro e nos demais estados onde houver competições.

Além de 83 aeronaves militares e de segurança, os sete Esquilos civis da Helisul foram escolhidos para fazer a captação e gravação de imagens dos Jogos Olímpicos. “Estamos preparados para oferecer o suporte necessário a todos esses operadores e temos certeza que o trabalho será de muito sucesso”, comenta Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços da Helibras.

O Exército vai disponibilizar 28 helicópteros militares, sendo 7 Fennecs, 11 Panteras, 6 H225M e 4 Cougar. As aeronaves estarão baseadas no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais e em São Paulo.

Para dar suporte a essas operações, a Helibras destacou uma equipe de apoio que permanecerá no Parque dos Afonsos, base da Força Aérea que abrigará os helicópteros do Exército durante os jogos, além de profissionais em Itajubá que estarão de prontidão exclusiva para atender a frota. Serão 3 representantes técnicos, 1 gerente de suporte ao cliente, 1 profissional de suporte logístico, representante técnico em São Paulo e um time de back-office em Itajubá e Atibaia. A empresa também organizou um estoque de peças, ferramental e suprimentos especiais para os helicópteros envolvidos na operação.

Os helicópteros operados pela FAB serão responsáveis pelo transporte de tropa em missões de apoio às Forças de Segurança. Nessa atividade, estarão em ação oito helicópteros, sendo quatro H225M, dois AS332 Super Puma VIP e dois EC135. A Marinha do Brasil também terá oito aeronaves envolvidas na operação e vai concentrar quatro Esquilos no Rio de Janeiro e distribuir quatro H225M nas cidades sede dos Jogos.

Entre as aeronaves governamentais, estarão apoiando a organização dos Jogos as frotas do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, da Bahia e do Amazonas, estados onde serão disputados os jogos de futebol feminino e masculino durante as Olimpíadas. Essas corporações também contarão com o apoio e suporte da Helibras.


Na cidade anfitriã dos jogos, a Polícia Militar do Rio de Janeiro vai operar 5 Esquilos e um EC145, enquanto a Polícia Civil vai mobilizar um H125. Dois biturbinas da Secretaria Adjunta de Operações aéreas da cidade, um EC135 e um AS365, também estarão à disposição para transporte de autoridades. As corporações contarão com o apoio e suporte da Helibras de acordo com seus respectivos contratos.

As missões serão realizadas, na cidade maravilhosa, sob a coordenação do coronel Luiz Sergio Cosendey Perlingeiro, comandante da unidade aérea da Polícia Militar do Rio de Janeiro. "A topografia e as condições urbanas do Rio de Janeiro faz de qualquer missão na cidade um desafio, em qualquer condição, mas ela se torna mais difícil durante os Jogos Olímpicos, quando a atenção do mundo está na cidade", diz Perlingeiro. "Certamente, a nossa missão mais importante será a de vigilância aérea e para isso contamos com imagens usando o FLIR. Esta ferramenta permite operações mais precisas e seguras, não só na aquisição de informações de inteligência importante, mas também entre todas as equipes envolvidas na segurança do evento", explica.

A Polícia Militar de São Paulo destacará 15 Esquilos e um EC135 para sobrevoo e vigilância na cidade paulistana e em bases do interior do estado durante todos os jogos realizados na capital.

Minas Gerais também estará em operação com um H125 e um EC145 do Corpo de Bombeiros e os H125 da Polícia Militar durante os jogos no Mineirão e o Distrito Federal destacará cinco helicópteros Esquilo dentre os da Polícia Civil, Polícia Militar, Detran e Corpo de Bombeiros, além de um EC135 do CBMDF para atuação nas partidas do Mané Garrincha.

A Polícia Militar da Bahia vai operar dois Esquilos e um EC145 em Salvador, onde acontece uma das partidas de futebol. A Casa Militar da Bahia terá um EC135 e um AS355N também à disposição, contando com o suporte técnico de representantes da Helibras na cidade.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas terá um H125 em atividade constante para a segurança das partidas na Arena Amazônia. E até a Receita Federal participará das ações com o emprego de um EC135.

Assim como ocorreu na Copa do Mundo de 2014, os helicópteros Esquilo da Helisul foram os escolhidos para as gravações de imagens aéreas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Sete helicópteros deste modelo, que possuem equipamentos específicos acoplados na aeronave e homologados para a atividade, vão registrar os melhores momentos do evento em todos os locais que receberão os Jogos.


Medias: