Curso de engenharia aeronáutica da UNIFEI forma primeira turma com apoio da Helibras

21 Janeiro 2016

Parceria entre a Universidade Federal e a Helibras possibilitou atividades extras para alunos e professores e contribuiu para obtenção do reconhecimento máximo do Ministério da Educação
Curso de engenharia aeronáutica da UNIFEI forma primeira turma com apoio da Helibras

O curso de graduação de Engenharia Mecânica Aeronáutica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), criado a partir da necessidade de mão de obra especializada na indústria aeronáutica, formou sua primeira turma em dezembro último com reconhecimento máximo do Ministério da Educação. Iniciado em 2011, o curso obteve nota 5 na avaliação do MEC no ano passado, resultado para o qual contribuiu uma parceria entre a universidade e a industria de helicópteros Helibras, com sede em Itajubá (MG).

Para a atribuição da nota, foram avaliados três aspectos: a organização didático-pedagógica, a formação do corpo docente e a estrutura física do curso. Por meio de atividades complementares proporcionadas pela parceria, a Helibras esteve envolvida nos itens avaliados. Para a formação do corpo docente, por exemplo, professores da Universidade visitaram a Airbus Helicopters, na França, para treinamentos sobre sistemas de helicópteros, como o HUMS (Health and Usage Monitoring System), que posteriormente seria estudado pelos alunos nas aulas do curso.

Ao longo do curso, a empresa promoveu também a primeira edição do Helidesign, concurso de aeromodelos de helicópteros no qual os estudantes de Engenharia Mecânica Aeronáutica e de outras disciplinas da UNIFEI eram desafiados a criar um protótipo que atendesse a especificações propostas pela empresa, colocando em prática os ensinamentos aprendidos em aula.


Com relação à estrutura física, a UNIFEI está construindo um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para o curso, que já conta com peças e equipamentos doados pela Helibras, entre os quais a capota e a fuselagem de modelos da marca, uma impressora 3D para a criação de peças aeronáuticas e um motor de helicóptero para estudos.

A parceria não é unilateral. A Helibras também recebe, em contrapartida, acesso a atividades de atualização com os professores da Universidade, como um treinamento ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Ancelotti sobre materiais compostos utilizados na aviação.

“É uma troca muito importante e benéfica para todo o setor. Os alunos estão se capacitando para atender às necessidades reais da indústria aeronáutica, setor moderno e atento às inovações, e nós estamos em contato com os métodos e estudos mais recentes promovidos pela instituição acadêmica”, ressalta Fernanda Salomon, analista de inovação da Helibras.

A turma que se formou no final de 2015 também contou com alunos participantes do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, que por intermédio da empresa puderam estagiar em unidades do Airbus Group na França e na Alemanha.

A Helibras também está nas mídias sociais. Acesse:

twitter.com/helibras

facebook.com/helibras

linkedin.com/company/helibras

youtube.com/HelibrasOficial

instagram.com/helibras

google.com/+helibras