A equipe do Centro de Engenharia da Helibras está avançando na integração dos aparelhos que vão compor o Sistema Tático de Missão (TDMS) da versão operacional do helicóptero EC725 da Marinha Brasileira, configuração mais complexa já realizada pela empresa até hoje. Nos últimos meses, o radar de vigilância marítima passou por ensaios em voo no litoral norte do Estado de São Paulo.
Foram cerca de 40 horas em que a equipe de ensaios em voo da Helibras, com o acompanhamento da engenharia de sistemas, pôde testar os comandos de controle do radar e suas habilidades para detecção de alvos. Os testes aconteceram na Bacia de Santos, litoral norte de SP, onde diversas embarcações foram observadas e utilizadas como alvos.
“A campanha comprovou o bom funcionamento do sistema no EC725, que agora deverá voltar ao nosso laboratório de integração CSIB (Complete System Integration Bench) que irá incluí-lo, nas próximas fases, no Sistema Tático de Missão”, explica Walter Filho, diretor do centro de engenharia da Helibras (veja abaixo mais informações sobre o laboratório CSIB).
Outro equipamento integrante do Sistema Tático que já passa por testes é o Console de Operação Tática, que teve a sua primeira unidade completamente funcional instalada no helicóptero BRA 005, célula usada como protótipo para a versão operacional da Marinha do Brasil. No helicóptero, a unidade passou por validação de ergonomia.
Ainda neste ano, esse primeiro console funcional será empregado em ensaios de desenvolvimento completo do Sistema de Missão Naval do EC725 no novo laboratório da Helibras. O console é um desenvolvimento realizado em parceria com a empresa Atech, baseada em São Paulo e uma das fornecedoras contratadas para a transferência de tecnologia no programa EC725, com o apoio da Airbus Defense and Space. O equipamento permite que um operador localizado na parte traseira da cabine do helicóptero tenha uma visão completa do cenário tático que se apresenta ao redor da aeronave e a possibilidade de acionamento de armamentos ou defesa diretamente no console.
Enquanto os testes acontecem no laboratório, a aeronave BRA 005 é configurada pela equipe de protótipos da Helibras para receber esse Sistema Tático de Missão (TDMS) e demais sistemas complementares que já passaram pela avaliação no Laboratório CSIB. “O objetivo é integrar, nesse protótipo BRA 005 os sistemas que foram testados apenas em solo ou separados, como o radar de vigilância marítimo, para realizar no primeiro semestre de 2015 a primeira campanha de ensaios em voo de integração”, adianta Walter.
Sobre o laboratório CSIB
O CSIB (Complete System Integration Bench) é o novo laboratório de testes de sistemas da Helibras utilizado para a integração dos mesmos no helicóptero EC725 antes de efetivamente instalá-los nas aeronaves.
A plataforma central do laboratório foi criada por uma equipe de engenheiros brasileiros em um treinamento prático on-the-job-training na França e a conclusão e implantação em Itajubá (MG) aconteceram no início do segundo semestre de 2014.
Dentre os itens que já passaram por teste e integração no novo laboratório destacam-se os sistemas de mapeamento digital, o de imageamento infravermelho e o de contramedidas eletrônicas.
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Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 820 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2013, a empresa registrou faturamento total de R$ 389 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.
Sobre a Airbus Helicopters
A Airbus Helicopters, antiga Eurocopter, é uma divisão da Airbus Group, pioneira mundial em serviços de defesa e aeroespaciais. A Airbus Helicopters é o fabricante Nº 1 de helicópteros e possui mais de 23.000 funcionários no mundo todo. Com 46% do mercado nos setores civil e governamental, a frota da empresa em atividade inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por seus centros de clientes e participações em 21 países, por sua rede mundial de centros de serviços, instalações de treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e suas aeronaves respondem por um terço da frota mundial de aeronaves civis e governamentais.