Brasília, 2 de dezembro de 2021 - A Helibras acaba de apresentar o 34º helicóptero Fennec (AS550A2) modernizado para a Aviação do Exército (AvEx). A aeronave, versão militar do H125, é a última unidade modernizada entregue ao Exército Brasileiro.
O processo de modernização realizado pela Helibras - a única fabricante de helicópteros de turbina da América Latina - acrescenta ao helicóptero equipamentos de última geração e repotencializa a aeronave para mais um ciclo de vida, estimado em 20 anos. O programa contou com a participação de engenheiros e pilotos de ensaio da Aviação do Exército. Mecânicos, Aviônicos e Gerentes Logísticos do setor foram treinados na aeronave modernizada, incluindo a realização de "on the job training".
"É uma enorme satisfação, para nós da Helibras, ver a conclusão de um programa de modernização tão importante como esse para a Aviação do Exército. Essa conquista só comprova toda a capacidade que nossa empresa e nosso país têm em entregar soluções para que essas aeronaves continuem a desempenhar um papel importante em suas diversas missões, e esperamos que a parceria entre as instituições continue por longa data", afirmou Jean-Luc Alfonsi, Presidente da Helibras.
As principais modificações do Fennec modernizado são: sistema Glass Cockipt, novos rádios NAV-COM digitais, novo piloto automático, GPS, sistema de backup digital, bancos piloto e copiloto com absorção de energia e ajuste de altura, novos braços de armamento etc.
Além desse programa, a Aviação do Exército está modernizando toda a frota de 34 helicópteros modelo Pantera, prevista para finalizar em 2024.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 43 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 850 helicópteros no país. É líder do mercado brasileiro, com participação de 50% na frota de helicópteros à turbina, e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 - Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2020, a Helibras registrou faturamento total de R$ 927 milhões.
Contatos para a imprensa
JeffreyGroup
helibras@jeffreygroup.com