Helibras entrega os primeiros H135 com Helionix em versão policial no mundo para a CIOPAER

19 Outubro 2018

Helibras entrega os primeiros H135 com Helionix em versão policial no mundo para a CIOPAER

O modelo pode executar diversas missões e aterrissar em praticamente qualquer local.

Helibras entrega os primeiros H135 com Helionix em versão policial no mundo para a CIOPAER

São Paulo, 19 de outubro de 2018 – A Helibras entregou duas aeronaves H135 para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os dois helicópteros multimissão são os primeiros H135 com Helionix em versão policial no mundo e reforçarão a segurança pública do Ceará, além de prestar apoio nas operações aeromédicas no interior do estado.

“Estas entregas reforçam nossa parceria com o Governo do Ceará e ampliam a frota biturbina da CIOPAER de aeronaves Airbus, demonstrando o excelente custo-benefício desses modelos. Agradecemos a confiança da CIOPAER em nossos produtos e serviços”, declara Richard Marelli, presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no país.

O H135 é um dos helicópteros leves de maior sucesso da Airbus Helicopters com baixos níveis de ruído, versatilidade e baixo custo. As aeronaves contam com o inovador sistema Helionix®, que oferece maior flexibilidade que garante a segurança nas operações. Com uma interface homem-máquina (HMI) muito mais moderna, o Helionix® possui piloto automático de quatro eixos e exibe todos os parâmetros de voo, bem como os dados de gerenciamento da aeronave, em uma única tela. A função Part Time Display apresenta resumidamente esses mesmos parâmetros, permitindo ao piloto avaliar rapidamente a situação, o que reduz a carga de trabalho a bordo e aumenta a concentração na missão.

“O trabalho do piloto é facilitado, no tocante a estabilidade da aeronave, mantendo-a fixa em um mesmo ponto”, aponta o relações-públicas da Ciopaer, tenente-coronel Marcus Costa. “Possui capacidade de transportar dois pilotos e cinco tripulantes, autonomia de voo de mais de três horas e equipamentos especiais como: farol de busca; guincho elétrico; kit para resgate e câmera infravermelho”, completou o oficial.

A CIOPAER já opera seis helicópteros da Airbus, sendo dois AS350 e quatro biturbinas (EC135 e EC145). O estado também conta com o suporte local da Helibras com a presença permanente de um assistente técnico, além do apoio de uma oficina parceira, em Fortaleza.

Mais de 200 helicópteros da família de H135 estão em serviço em missões policiais no mundo. A frota global de H135 com mais de 1.270 helicópteros em operação, já atingiu cerca de 5 milhões de horas de voo.


Medias: