Segurança







Visão de Segurança

A prioridade principal da Airbus Helicopters é dar suporte à segurança em vôo para milhares de homens e mulheres por todo o mundo que são transportados nestas aeronaves a cada dia.

Este compromisso reflete-se em todas as atividades da empresa envolvendo o ciclo de vida útil de um helicóptero. Do design, engenharia e produção à manutenção, treinamento e parcerias, todas as atividades da Airbus Helicopters estão centralizadas no objetivo de cuumprir e ultrapassar as normas de segurança da indústria e em dar suporte à operação segura de suas aeronaves.

Cumprindo com este compromisso está o pessoal da Airbus Helicopters, esforçando-se a cada dia no objetivo de garantir a segurança acima de tudo, e sua cadeia de fornecedores, que compartilham do mesmo entendimento destas exigências..

Segurança por SMS de aviação

Segurança por SMS de aviação

Um sistema de gestão de segurança (SMS) é uma ferramenta importante no suporte às operações seguras em helicópteros através de um predicativo organizacional que aborda os riscos de segurança. Um desses objetivos é promover ativamente a "cultura de segurança", empregando decisões dirigidas à segurança e executando uma gestão de risco.

A Airbus Helicopters já implantou um SMS de aviação, que está agora em execução por toda a rede mundial, devido ao fato de sua forte crença de que os SMS contribuem enormemente em aprimorar a segurança em helicópteros.

A empresa contribuiu da mesma forma com diversos grupos de trabalho internacionais que objetivam ampliar as normas de SMSs de aviação.

A Airbus Helicopters oferece soluções completas em treinamento em 26 centros espelhados por todo o mundo - de ab-initio até recorrente, em conjunto com treinamento em qualificação e missão, tanto para pilotos quanto para técnicos.

Alguns desses centros possuem simuladores completos estado-da-arte equipados com pacotes de dados OEM que permitem experiências o mais realistas possível. Muitos deles utilizam maquetes em escala real, disponíveis para alguns helicópteros.

Apenas em 2013,a Airbus Helicopters treinou cerca de 6.000 pilotos e 6.000 mecânicos e técnicos em aviônica, além de ter registrado 9.000 horas de vôo e 30.000 em simuladores, durante as atividades de treinamento.

 
SMS para clientes

Implantar um sistema de gestão de segurança é um passo importante para os clientes, conforme definido pela International Helicopter Safety Team (IHST).

A Airbus Helicopters está trabalhando junto a seus clientes para introduzir sistemas de gestão de segurança em suas empresas como parte de seu compromisso em aumentar a segurança global de vôo, além de diminuir os acidentes.

A empresa fornece informações na importância da identificação dos perigos e gestão de riscos a fim de reduzir os níveis de risco em operações em terra e em vôo, além de também estabelecer um método que defina perigos operacionais específicos diários, identificar as consequências em potencial desses perigos e propor medidas corretivas e protetivas para prevenir ou mitigar tais perigos.

A Airbus Helicopters apoia completamente as iniciativas da indústria, como a IHST e trabalha junto a seus clientes para introduzir sistemas de gestão de segurança como parte de seu compromisso em aumentar a segurança global de vôo e reduzir os acidentes.

Para maiores informações sobre assistência e introdução ao sistema de gestão de segurança de aviação da Airbus Helicopters, veja a Nota Informativa IN2255-I-00 (formato pdf) e visite a Airbus Helicopters International Services.

 
Link para a Airbus Helicopters International Services

Segurança por treinamento

Segurança por treinamento

Como parte de seu compromisso em ampliar a segurança de aviação, a Airbus Helicopters ministra treinamento realista focado em missão para toda sua linha de produtos, que prepara o pessoal de vôo e equipes de manutenção para situações do mundo real.

Treinamento de qualidade está diretamente ligado à proficiência dos pilotos e das equipes de vôo, bem como à sua habilidade em operar seguramente sob uma grande variedade de condições.

Para assegurar que os clientes tenham acesso a treinamento "world-class", a Airbus Helicopters continua investindo significativamente em simuladores full-motion, dispositivos de treinamento em procedimentos, treinamento auxiliado por computador e sistemas e cursos online.

Com pacote de dados OEM, a Airbus Helicopters pode assegurar que desenvolvimentos mais recentes em helicóptero e aprimoramentos estão refletidos em sua rede de simuladores. Além disso, a implantação de um campo de visão estendido (210º na Horizontal por 80º na Vertical com -50º abaixo do horizonte) no simulador de vôo completo (FFS), em conjunto com a integração de dados reais de aeronaves testadas pelos vôos de testes pilotos da Airbus Helicopters (loop de vôo, modelos de aviônicas, ruídos e vibrações, modelos de motores, etc.), garantem uma simulação totalmente realista.

Em paralelo, A Airbus Helicopters centraliza sua atenção na expansão do catálogo de serviços e oferece - particularmente para treinamento recorrente e de missão - com suporte a operações de vôo no local por todos o mundo, a fim de aumentar a segurança. Isto permite uma acessível suíte de serviços, incluindo help desk para clientes e suporte a operações de vôo, além de análise - tudo orientado para as necessidades individuais do cliente.

 
Uma rede mundial

De forma a permanecer próxima de seus clientes e fornecer soluções de baixo custos para que as frotas continuem operacionalmente disponíveis, a Airbus Helicopters - com seus centros de clientes e afiliadas - opera uma rede de 26 centros de treinamento e 22 simuladores full-flight em todas as regiões do mundo, incluindo Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio, além da América do Sul.

Quatro simuladores full-flight adicionais estão programados para iniciar operações em 2015 e 2016.

Para saber mais, visite nosso mapa da rede global interativo.

 

Treinamento simulado

A Airbus Helicopters está comprometida em expandir sua rede de simuladores para treinamento de forma a ampliar a quantidade e qualidade das soluções em treinamento disponíveis para os clientes próximas a eles. Treinamento com simulador no local reduz os custos associados com a disponibilidade do piloto e significa que os pilotos podem treinar mais frequentemente e com maior conveniência.

As duas principais ferramentas de simulação implantadas pela Airbus Helicopters são o treinador de procedimentos de navegação aérea (FNPTs) e o simulador full-flight dinâmico (FFS), ambos contribuindo para um treinamento mais seguro e realista.

Treinador de Procedimentos de Navegação Aérea (FNPT)

O FNPT complementa o treinamento em qualificação. É uma solução de baixo custo que permite aos operadores adquirir um grande número de horas de treinamento antes de partirem para um FFS ou vôo real, ou para cumprir com as recomendações de horas de treinamento sugeridas pelas associações independetes da indústria, tais como a International Association of Oil & Gas Producers.

 
Simulador Full Flight

Como uma ferramenta de treinamento full-motion da Airbus Helicopters, FFSs estão disponíveis em Helisim, França, e outros diversos locais próximos às operações dos clientes. A versão Nível D do FFS oferece o mais alto nível em treinamento disponível no mercado hoje, com a maior fidelidade, as mais recentes tecnologias e o maior grau de customização. O pacote de dados OEM instalado no FFS assegura a experiência mais realista possível.

A rede FFS da Airbus Helicopters tem crescido exponencialmente nos últimos anos, de quatro em 20088 a 22 hoje - um número que estará por volta de 26 em 2016. Atualmente elas estão disponíveis para os helicópteros mais populares da linha.

 

Operações de Vôo

Operações de Vôos

As Operações de Vôo da Airbus Helicopters são projetadas para dar suporte aos pilotos e equipes na forma de abordar qualquer questão operacional que surja.

 
Help Desk para Equipes de Operações de Vôos
O pilar das Operações de Vôo é o help desk para a equipe de operações de vôo - disponível em 24/7 em todo o mundo para lidar com questões relacionadas a:

  • - Publicações de tripulações tais como listas mestras de equipamentos mínimos (MMELs), manuais de vôo e check lists
  • - Limitações do helicóptero, desempenho, procedimentos sistemas e operações
  • - Regulamentações da indústria
 
Acompanhamento do Piloto

Os pilotos instrutores da Airbus Helicopters podem ser enviados aos locais dos clientes para juntarem-se a pilotos em outras missões, mostrando a eles os "prós e contras" da operação do helicóptero no ambiente real que eles conhecem.

Esta forma de assistência do piloto no local pode ser customizada para as necessidades do cliente para dar suporte à segurança e eficiência de suas operações.

 

Projetado para segurança

A Airbus Helicopters criou a reputação de inovação constante, garantindo que os mais recentes avanços serão incorporados em seus helicópteros, o que cobre importantes aspectos de segurança - no ar e em terra

From cutting-edge aircraft design, to state-of-the-art systems and displays, Airbus Helicopters has developed a full range of technological improvements to increase safety, with highlights including

A liderança tecnológica da Airbus Helicopters e sua empresa controladora, o Grupo Airbus, diretamente são suporte às operações seguras dos helicópteros da empresa em missões por todo o mundo.

A Airbus Helicopters criou a reputação de inovação constante, garantindo que os mais recentes avanços serão incorporados em seus helicópteros, o que cobre importantes aspectos de segurança - no ar e em terra.

Desde design de ponta de aeronaves a sistemas e displays estado-da-arte, a Airbus Helicopters desenvolveu uma gama completa de evoluções tecnológicas para aumentar a segurança, como ênfase em:

DESIGN DE AERONAVES

Rotor embutido de cauda Fenestron®

Desenvolvido pela Airbus Helicopters nos anos 1960, o rotor embutido de cauda Fenestron® introduziu um novo nível de segurança para helicópteros em terra e no ar. Está incorporado nos helicópteros H120, H130, H135, H145, AS365 and H155.

As vantagens incluem boa proteção contra obstáculos em terra e contra danos a objetos externos, maior segurança para pessoal em terra que esteja trabalhando próximo à cauda, alta tolerância a daos e a capacidade de permanecer em vôo em caso de perda da hélice da cauda.

O Fenestron também ajuda a eficiência aerodinâmica com alta capacidade real e manobrabilidade em guinadas, a redução da turbulência e rejeição de vórtice, menor dificuldade em ventos cruzados e a eliminação da carga de controle do piloto em guinadas

 
Centros de rotores principais Starflex e Spheriflex

Os centros de rotores principais Starflex e Spheriflex não rolamentados da Airbus Helicopters garantem resposta muito rápida a alterações de inclinação, enquanto também permitem manobrabilidade e estabilidade. Utilizados na linha de helicópteros da Airbus Helicopters, eles possuem design seguro e livre de falhas pela utilização de materiais compostos e são praticamente isentos de manutenção.

 
Assentos resistentes a impactos

Os assentos resistentes a impactos dos helicópteros da Airbus Helicopters são projetados para deformar-se sob impacto severo, absorvendo toda ou parte da energia do impacto transmitida ao assento. Eles são equipados com cintos de segurança de 4 pontos e o sistema de contenção incorpora um carretel de inércia automático e um dispositivo para trava manual nas faixas dos ombros.

 

SISTEMAS E DISPLAYS

Display multi função do motor e da aeronave

O Display Multifunção do Motor e da Aeronave (VEMD) é um desenvolvimento da Airbus Helicopters para a gestãoe controle dos parâmetros do motor primário da aeronave. Ele reduz o trabalho do piloto e adota uma abordagem "alerta" ao voar, oferecendo ao piloto mais tempo para focar-se no ambiente externo, graças à rápida e simples varredura, excelente visibilidade e ergonomia otimizada.

Este sistema full-duplex permite a exibição de três modos: Modo de Operação - utilizado principalmente durante o vôo para exibir parâmetros da aeronave, em conjunto com as conferências de potência do motor e cálculos de desempenho de peso; Modo Manutenção - utilizado em terra para exibir a página informativa do vôo, página de limites excedidos e página de falhas do sistema aviônico; Modo de Configuração - que permite ao operador configurar o sistema para integram equipamentos adicionais ao VEMD.

O VEMD está integrado nos helicópteros AS350, H120, H130, AS355, H135, H145, H155 e H225 da Airbus Helicopters.

 
Sistema modular de gravação de monitoramento da aeronave

Complementary functions are its use for cockpit voice and flight data recording, and as the usage and quick-access recorder

M'ARMS improves safety margins through reduced maintenance and operational errors, greater pilot awareness of flight limitations, and the effective early detection of mechanical failures

O Sistema modular de gravação de monitoramento da aeronave (M'ARMS) é um sistema integrado de assistência à manutenção baseado em dados gravados e monitoramento proativo. Trata-se do HUMS (Health Usage Monitoring System)para os helicópteros H155 e H225 e também equipa o H135, H145 e AS365 N3. Funções complementares são a utilização para voz no cockpit e registro de dados de vôo, além de gravador de acesso rápido.

O M'ARMS amplia as margens de segurança através de redução da manutenção e erros operacionais, maior conhecimento do piloto sobre as limitações de vôo e a efetiva detecção antecipada de falhas mecânicas.

 
Sistema de monitoramento de dados de vôo Vision 1000

O dispositivo Vision 1000 coleta dados de inércia e posicionamento, dados acústicos do ambiente e imagens do cockpit, que são armazenadas num módulo a prova de choques, bem como num cartão digital removível de segurança. Essas informações são processadas internamente para uso no Flight Operations Quality Assurance (FOQA) (Garantia de Qualidade para Operações em Vôo) e para treinamentos de vôo. O Vision 1000 também é importante no suporte a investigações de acidentes - auxiliando a Airbus Helicopters a construir seu inovador Enhanced Virtual Environment (EVE) (Ambiente Virtual Melhorado), que fornece aos investigadores uma visão virtual aos "olhos do piloto" do que aconteceu.

A Airbus Helicopters em parceria com a Appareo Systems desenvolve e fornece o sistema de coleta de dados Vision 1000 como equipamento de série em todos os helicópteros AS350 entregues desde 2010. Em 2014, a empresa anunciou sua intenção em expandir o Vision 1000 para toda sua linha de produtos, começando com o H130.

 
Helionix®

Apresentando altos níveis de redundância com quatro displays multi função, o Helionix® oferece um inovador sistema de alerta, funções extensivas de auto monitoramento display de monitoramento da aeronave sob demanda, bem como o Automatic Flight Control System (AFCS) (Sistema de Controle Automático de Vôo) dual-duplex de 4 eixos. Para conhecimento situacional melhorado, o Helionix integra recursos tais como mapas digitais, Reconhecimento de Terreno e Sistema de Advertência (HTAWS- Helicopter Terrain Awareness and Warning System), sistemas de visão sintética e mais.

O sistema Helionix® estado-da-arte da Airbus Helicopters será de série na próxima geração de helicópteros médios H175 e o helicóptero leve H145.

 

Segurança por manutenção

Segurança por manutenção

Seguir práticas adequadas de manutenção fazem a diferença no suporte à segurança em helicópteros. A Airbus Helicopters possui décadas de experiência em manutenção e está bem equipada para lidar com um espectro completo de necessidades de manutenção do cliente, desde o fornecimento das melhores ferramentas à promoção de aderência aos procedimentos aprovados e programados de manutenção,

A empresa segue as normas estritas e regulamentações definidas pelas autoridades em navegação aérea em todos os países onde as plataformas da Airbus Helicopters operam.

As equipes de Suporte e Serviço da Airbus Helicopters são a porta de entrada principal dos clientes às atividades de manutenção e serviços disponíveis. Os três pilares principais da manutenção relacionados à segurança são procedimentos de manutenção, documentação de manutenção e treinamento em manutenção.

 
Maintenance procedures

Airbus Helicopters works closely with customers to support their maintenance teams, whether ensuring adherence to existing maintenance procedures and inspection schedules, applying Service Bulletins and Airworthiness Directives, or developing new services that simplify and optimize customers’ maintenance organizations.

The company also promotes the proper use of maintenance technologies that aid operational safety. For example, the Health & Usage Monitoring Systems (HUMS) provide invaluable helicopter information that helps maintenance teams make the right decisions to keep an aircraft airworthy. How to use and interpret HUMS data is one of the key supports that Airbus Helicopters provides to customers.

 
Documentação de manutenção

O serviço online de publicações técnicas da Airbus Helicopters, e-TechPub, disponível no portal do cliente Keycopter, fornece aos clientes completa, acurada e atualizada documentação para operações seguras de suporte e manutenção de seus helicópteros.

Os dois tipos de publicações relacionadas com manutenção compartilhadas no eTechPub são manuais de manutenção e catálogos de Peças e Ferramentas.

Os manuais de manutenção delineiam os processos por identificação, manutenção e reparos das peças do helicóptero. O Catálogo de Peças e Ferramentas contém listas e ilustrações que identificam peças e ferramentas necessárias para reparos e substituições.

Os assinantes e-TechPub recebem notificações sempre que uma nova publicação é adicionada ou atualizada - incluindo Boletins de Serviços, Diretivas de navegação aérea e Notícias sobre Segurança. Desta forma, os clientes têm na ponta dos dedos, em tempo real, a mais recente informação técnica que poderá causar impacto na operação segura de suas aeronaves.

 
Treinamento em manutenção

A Airbus Helicopters oferece uma ampla variedade de cursos teóricos e práticos desenvolvidos para ensinar aos engenheiros de manutenção de aeronaves como manter seus helicópteros em conformidade com os manuais de manutenção de aeronaves e regulamentações.

Os cursos abrangem todos os níveis, desde novos técnicos com necessidades de qualificação em treinamento a mecânicos mais experientes com necessidade de cursos periódicos de atualização profissional, conhecido como treinamento recorrente.

A empresa possui maquetes de aeronaves disponíveis para treinamento em manutenção em suas 23 unidades de treinamento por todo o mundo. O treinamento de manutenção para novos produtos - como o H175 e o H145 - é uma parte indispensável do pacote de suporte da aeronave.

 

Segurança por Cooperação

A fim de melhorar a segurança industrial como um todo, a Airbus Helicopters está totalmente comprometida em trabalhar em conjunto com seus clientes e fornecedores, bem como com as organizações chave como a IHST e a EHEST. A empresa aborda de forma proativa ao ouvir as necessidades dos clientes de forma a atingir suas expectativas.

A Airbus Helicopters é um membro responsável da comunidade internacional de helicópteros, compartilhando seus valores com a indústria e contribuindo ativamente para os importantes objetivos na segurança dos helicópteros. Prestando suporte às iniciativas de segurança de organizações líderes, institutos, grupos dirigentes e agências governamentais por todo o mundo é prioridade da empresa.

Além disso, reforçando a cooperação da empresa nas iniciativas industriais de segurança, a Airbus helicopters emitiu um Manual de Operação de Vôo para tripulações (FCOM) para o helicóptero EC225LP que é utilizado para missões de petróleo e gás, sendo o primeiro documento do tipo criado no setor de helicópteros.

A Airbus Helicopters trabalha com o IHST - e em conjunto com seu componente europeu o European Helicopter Safety Team (EHEST) - que obtém juntam líderes da indústria e do governo para reduzir os acidentes no uso civil de helicópteros. Formado em 2006, o IHST objetiva uma redução de 80% na taxa internacional de acidentes no uso civil de helicópteros por 10 anos (em 2016).

A empresa também trabalha com seus clientes para dar suporte à operação segura de seus helicópteros Airbus Helicopters. Isto inclui hospedar e participar regularmente de simpósios e fóruns, distribuindo material de segurança para auxiliar os clientes a gerenciar os riscos operacionais e dar suporte às aplicações do sistemas de gestão de dados (HFDM) de vôos de helicópteros.

Adicionalmente, a empresa alavanca a experiência e know-how de sua base de suprimentos para dar suporte à segurança e qualidade, engajando sua cadeia de suprimentos em uma abordagem colaborativa com visão compartilhada das expectativas do cliente.

IHST-EHEST
Equipe Internacional de Segurança em Helicópteros

Um esforço da indústria para aumentar a segurança de helicópteros é liderado pela Equipe Internacional de Segurança em Helicópteros (IHST - International Helicopter Safety Team), formado em 2005.

Como o maior fabricante de helicópteros do mundo, a Airbus Helicopters assume a função de liderança nesta importante iniciativa de segurança. Como parte deste compromisso, a empresa é a maior patrocinadora do simpósio anual de segurança da organização que é aberto para todos os profissionais de aviação da comunidade de helicópteros.

Objetivando idealizar uma comunidade civil internacional de helicópteros sem acidentes, o IHST trabalha com parceiros globais – como a Airbus Helicopters - e equipes regionais de segurança para desenvolver estratégias e harmonizar os esforços de segurança em áreas principais, incluindo:



  • Educar o público-alvo sobre segurança e as causas de acidentes de helicópteros;
  • Atualizar o progresso em função das metas do IHST;
  • Intercâmbio de informações sobre os esforços da parcerias globais no IHST;
  • E, conscientização das ferramentas do IHST que podem melhorar a segurança do helicóptero.


Cerca de 40 países dão suporte aos esforços da IHST, com equipes de segurança estabelecidas na Europa, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Índia, Japão e região do Oriente Médio e África do Norte.

Visite o website oficial da Equipe International Helicopter Safety Team para maiores informações.
 
Divulgação para clientes

A Airbus Helicopters mantém uma interação próxima com clientes para ampliar a segurança de helicópteros.

A empresa - e sua rede mundial de centros de clientes e afiliados - regularmente realiza simpósios e fóruns para seus clientes, permitindo que eles obtenham as últimas atualizações técnicas e de segurança, bem como prover retorno em questões fundamentais. Exemplos incluem o simpósio anual nacional e regional de serviço ao cliente, hospedado pela afiliada da Airbus Helicopters, Inc. U.S., bem como o forum de petróleo e gás para clientes Asiáticos, entre outras iniciativas por todo o mundo que cobrem tópicos incluindo segurança e treinamento.

A Airbus Helicopters também alcança seus clientes em eventos que auxiliam os clientes em estabelecer uma cultura de segurança de alto nível - como a CHC Quality & Safety Summit, que une a aviação líder, petróleo e gás, seguros e especialistas em regulamentações para promover segurança da aviação

Como um fabricante líder de helicópteros, a Airbus Helicopters está comprometida em adotar uma cultura de segurança na empresa e compartilhar isso com a indústria. Operação segura de seus helicópteros em serviço é suportada pela divulgação da empresa - que inclui trabalhar com os clientes em tais tópicos principais como sistemas de gestão de segurança, gestão de riscos e sistemas de gestão de dados de vôo de helicópteros, sistemas de análise abrangente e mais.

 
Cadeia de suprimentos

A Airbus Helicopters trabalha com seus parceiros da cadeia de suprimentos para aproveitar os pontos fortes desta rede global através de abordagens colaborativas, compartilhando visão sobre segurança e expectativas do cliente.

Isto assegura que o compromisso da empresa com segurança está alinhado comtodo o processo de fabricação de aeronaves, para entregar aeronaves de qualidade que atingem - e excedem - as exigências de uma base de clientes global.

 

Materiais de apoio

Informativo a respeito da esteira de turbulência (wake turbulence) provocada pelos helicópteros.
Investigação e análise conduzida pelo BEA - Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (ACCIDENT D’UN PARAPENTE IMPLIQUANT L’HÉLICOPTÈRE AIRBUS EC135 IMMATRICULÉ F-HTIN SURVENU LE 11/05/2019 AU CONQUET), original disponível em:

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