Conheça o H125
O H125 (AS350 B3e), da família Esquilo, supera todos os helicópteros monoturbina em desempenho e versatilidade, além de se destacar em ambientes extremos, de grandes altitudes e altas temperaturas. Em 2024 o H125 celebrou sua marca de 40 milhões de horas de voo alcançadas.
Detentor do recorde mundial
Em 2005, o H125 bateu o recorde de pouso e decolagem em maior altitude no Monte Everest, a 8.848 metros (29.029 pés) – um recorde de desempenho que mantém até hoje. Além deste recorde notável, o modelo é o líder na frota de helicópteros a turbina civis e parapúblicos, ocupando 15% da frota global. No Brasil, o H125 representa mais de 40% da frota de helicópteros monoturbina.
Vasta experiência e grande legado
O H125 é membro da robusta e comprovada família Esquilo da Airbus. Mais de 7.200 aeronaves da família Esquilo (AS350, AS355, AS550, AS555, H125, H125M, EC130, H130) foram entregues em 133 países para mais de 2.600 operadores. Juntos, esses helicópteros acumularam mais de 40 milhões de horas de voo. O H125 continua sendo o líder indiscutível em sua classe há 30 anos.
Cerca de 5.500 helicópteros desta série estão atualmente em serviço no mundo todo (dos quais aproximadamente 1.500 são as versões H125/AS350 B3e), e são usados principalmente para missões de alto desempenho em condições de grandes altitudes e altas temperaturas.
Os helicópteros da série H125 quebraram recordes mundiais ao longo de sua carreira. Em 2005, o AS350 B3 bateu o recorde de pouso e decolagem em maior altitude no topo do Monte Everest, a 8.848 metros (29.029 pés) – um título mantido até hoje. Em maio de 2013, o AS350 B3 realizou a maior operação de resgate de longa distância do mundo em Lhotse, a quarta montanha mais alta do mundo, localizada no Himalaia, a 7.800 metros (25.590 pés).
Tornando o melhor, ainda melhor
O H125 é equipado com um motor a turbina Arriel 2D da Safran Helicopter Engines, com um sistema digital de controle total do motor (FADEC) de dois canais, além de um terceiro canal de backup independente e partida automática do motor.
Um poderoso multimissão
Com alta manobrabilidade, excelente visibilidade e baixos níveis de vibração na cabine, o H125 conquistou sua reputação como um poderoso helicóptero multimissão – muito visto em heliportos, helipontos de hospitais, centros de operações de departamentos de polícia e aeroportos no mundo todo.
Além de centenas de equipamentos opcionais e Certificados Suplementares de Tipo (STC), a cabine do H125 possui um piso plano que pode ser reconfigurado de forma rápida e fácil para diversas missões, incluindo trabalho aéreo, combate a incêndios, missões policiais, de resgate, instalação aeromédica, transporte de passageiros e muitas outras.
No Brasil, mais de 27% da frota de helicópteros à turbina em serviço é composta por aeronaves da família Esquilo, atuando nos mais diversos segmentos, desde o transporte executivo, até corporações policiais, bombeiros, resgate e forças militares.
Suporte de qualquer lugar do mundo
Seja qual for o local de operação, um parceiro da rede mundial de serviços da Airbus estará por perto para fornecer o suporte necessário para manter os helicópteros H125 voando.
Esta rede inclui 30 centros de cliente e locais filiados, junto com mais de 100 distribuidores, representantes, centros de treinamento, centros de reparo e manutenção, bem como 10 centros logísticos na França, Alemanha, Estados Unidos, Hong Kong e outros lugares.
A Helibras está a serviço dos clientes – desde suporte técnico, reparo e revisão de componentes até suporte de peças de reposição, publicações técnicas e treinamento.
Seguro e intuitivo
O H125 passou por diversas atualizações para oferecer maior segurança e menor carga de trabalho para os pilotos, seu cockpit possui um painel de instrumentos sensível ao toque, que incorpora o conjunto de aviônicos Garmin G500H TXi e o Indicador Multifunção de Célula e Motor (VEMD), desenvolvido para a Airbus. O VEMD permite que os pilotos monitorem rapidamente os principais parâmetros da aeronave e do motor. A conexão sem fio do helicóptero transfere automaticamente os dados de voo no final de cada voo.
Além disso, o H125 agora está equipado com um sistema de combustível anti-crash, totalmente compatível com as diretrizes de resistência a impactos Part 27.952 para operações com carga externa.