H135

O Helicóptero biturbina leve líder de mercado

LABACE 2016 marks start of demo tour for first H135 upgraded in Brazil

Conheça o H135

Contando com um longo histórico de sucesso, mais de 1.400 H135 estão em serviço em mais de 66 países. Com mais de 325 operadores, estes versáteis helicópteros já voaram 7 milhões de horas (até 2023), sendo o helicóptero número 1 para operações aeromédicas.

H135 sobrevoando o céu

Peso máximo de decolagem ampliado

O opcional de peso bruto alternativo (AGW) aumenta a carga útil em até 120 kg (265 lb). Com essa evolução, os operadores poderão transportar um passageiro adicional, mais equipamentos, mais combustível e também voar mais longe, já que a autonomia foi ampliada em 40 minutos e o alcance em 75 milhas náuticas, com PMD (MTOW) de 3.100 kg.

Pilotos do segmento parapúblico descendo de rapéu do H135

Um desempenho excepcional

Equipado com um rotor principal sem rolamentos, rotor de cauda carenado Fenestron®, modificações no software do motor e uma nova entrada de ar lateral, o H135 oferece carga útil adicional e proporciona o melhor desempenho da categoria.

Estão disponíveis duas opções de motores equipados com sistema digital de controle total do motor (FADEC): o Arrius 2b2 Plus da Safran Helicopter Engines e o 206B3 da Pratt & Whitney Canada. Os dois são motores à turbina, com excelente desempenho e reservas de potência – mesmo em cenários com um motor inoperante (OEI) –, sem abrir mão do baixo consumo de combustível.

Como um dos helicópteros biturbina leve mais bem-sucedidos, o H135 é conhecido por sua autonomia, estrutura compacta, baixos níveis de ruído, versatilidade e competitividade de custos. O H135 apresenta os menores custos operacionais e de manutenção na categoria de biturbinas. Também pode realizar missões variadas e pousar em praticamente qualquer lugar, especialmente em condições de grandes altitudes e altas temperaturas, além de transportar mais carga útil por distâncias mais longas do que outros helicópteros de sua categoria.

Painel H135 com sistema aviônico Helionix

Segurança e discrição

O cockpit de última geração do H135, com seu novo piloto automático de 4 eixos, oferece os mais altos níveis de segurança possíveis. O sistema de aviônicos Helionix® projetado pela Airbus oferece aos operadores superioridade indiscutível para segurança em voo, assistência ao piloto e consciência situacional – resultando em níveis de segurança sem comparações. O novo Helionix® também está disponível nos modelos H145, H175 e H160.

Como um dos helicópteros biturbina mais silenciosos, o nível de ruído do H135 é nitidamente menor do que o de outros helicópteros da mesma categoria. Isso é muito importante para os clientes que operam regularmente em cidades e áreas densamente povoadas – como transporte corporativo, serviços médicos de emergência e missões policiais.

Helicópteros H135 voando em Fortaleza - Ceará

Sempre pronto para voar

O design simples do H135 torna sua manutenção rápida e fácil, garantindo mais tempo de disponibilidade e custos operacionais mais baixos.

O H135 é a referência em termos de custos de manutenção, graças aos seus longos intervalos de inspeção, inspeção intermediária a cada 500 horas de voo e inspeções periódicas a cada 1.000 horas ou três anos.

Com os menores custos operacionais diretos de qualquer biturbina, o H135 é o helicóptero mais atraente para operar em sua classe.

O H135 possui um sistema de imagem de visão noturna (NVIS) e pode ser equipado com cockpit, layouts de cabine e iluminação externa compatíveis com óculos de visão noturna (NVG).

Seu alto nível de disponibilidade e fácil manutenção auxiliam o H135 em operações autônomas, como serviços de emergência médica com helicópteros (HEMS), nas quais pode não haver um técnico na base ou nas proximidades.