Quem somos

A Helibras é uma empresa brasileira e parte do grupo Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa.

H225M das forças armadas brasileiras em embarcação

Feita por Brasileiros

Única fabricante de helicópteros a turbina do Hemisfério Sul, a Helibras é líder de mercado e mantém uma parceria de longa data com o Estado brasileiro. A empresa, fundada há 46 anos, já entregou mais de 850 helicópteros no país, dos quais cerca de 700 estão em serviço, desempenhando missões essenciais para a segurança e bem-estar da população, salvando vidas, protegendo pessoas e contribuindo para o desenvolvimento nacional.

Com sede em Itajubá-MG, a Helibras emprega mais de 500 funcionários no país e mantém uma oficina de manutenção (MRO) e escritório comercial em São Paulo-SP, um centro de treinamento (Full-flight simulator H225/H225M) no Rio de Janeiro-RJ e um escritório de representação em Brasília-DF.

Os helicópteros produzidos pela Helibras carregam conteúdo nacional, desenvolvido por profissionais brasileiros, graças à cooperação estratégica promovida ao longo dos anos com a Airbus, que garantiu a transferência de tecnologia para produção e manutenção de helicópteros. Sua presença no país ajudou na criação da indústria brasileira de helicópteros, que movimenta mais de 200 milhões de dólares por ano e desenvolveu dezenas de empresas nacionais que atuam em sua cadeia de suprimentos.

Missão, visão e valores

Missão

Entregar os melhores produtos e serviços ao mercado brasileiro de helicópteros.

H125 dos bombeiros do RJ em operação de resgate no mar

Visão

Ser a escolha natural dos clientes para helicópteros e serviços.

Helicóptero H135 em voo

Valores

Quaisquer decisões tomadas ou ações executadas dentro da empresa deverão ser baseadas nos mais elevados preceitos de Ética e Compliance do Grupo Airbus e da Helibras: integridade, foco no cliente, criatividade e respeito.

Linha de Modernização Pantera

Nossa história

A Helibras foi fundada em 1978, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos-SP, fruto de uma parceria entre o governo brasileiro e a Aerospatiale (atualmente Airbus) para criar uma indústria de helicópteros no Brasil. Em 1980, a empresa mudou sua sede para Itajubá-MG, em definitivo.

Desde o primeiro helicóptero entregue à Marinha do Brasil, o AS350, popularmente conhecido como Esquilo, a empresa se consolidou como a única fabricante de aeronaves do Hemisfério Sul e já entregou mais de 850 helicópteros no país, dos quais 700 estão em operação nos segmentos civil, governamental e militar.

A Helibras emprega mais de 500 funcionários diretos no Brasil distribuídos entre sua sede em Itajubá, oficina de manutenção (MRO) e escritório comercial em São Paulo-SP, centro de treinamento (Full-flight simulator H225/H225M) no Rio de Janeiro-RJ e escritório de relações institucionais, em Brasília-DF. Sua presença no país ajudou a criação de uma cadeia de suprimentos com mais de 50 empresas nacionais, que fornecem os componentes suprimentos para a produção dos helicópteros, gerando mais de 3 mil empregos indiretos.

Em quase meio século de operações, a Helibras tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento da indústria brasileira, produzindo e dando suporte à frota brasileira de helicópteros, em todas as regiões. A confiança e parceria com o país se reflete na liderança do mercado brasileiro e faz da Helibras a escolha natural dos clientes para helicópteros e serviços. Atualmente, oito a cada dez helicópteros que operam em serviços públicos e as Forças Armadas do Brasil foram produzidos pela Helibras e por profissionais brasileiros 

Em Itajubá, a Helibras produz as aeronaves H125 e H225, nas versões civil e militar, e realiza montagem, manutenção, customização e retrofit de todas as aeronaves da linha Airbus Helicopters, para todos os segmentos. A empresa possui um centro de engenharia classificado pela Airbus como Nível 1, o que a permite desenvolver projetos locais de forma autônoma como, por exemplo, Certificados Suplementares de Tipo (STCs) para integração de sistemas complexos. Sua linha de montagem dinâmica tem capacidade para manutenção, reparo e revisão de diversos componentes, além de uma bancada de testes para a caixa de transmissão principal do H225.

Em São Paulo, a empresa possui um centro de manutenção e sede administrativa localizado no Aeroporto Campo de Marte, na região central de São Paulo, onde está próxima dos clientes na cidade com a maior frota de helicópteros do mundo. A oficina tem capacidade para atender até 13 helicópteros simultaneamente com serviços de reparos complexos, pintura, entre outros. Além disso, a Helibras mantém parceria com a Helisul, maior operadora de helicópteros monomotores da América Latina, para serviços de manutenção em sua rede credenciada de oficinas, espalhadas por todo o país.

Por ser uma empresa brasileira instalada no país há quase 50 anos, a Helibras exerce um papel importante na manutenção e disponibilidade da frota brasileira em momentos críticos,  atuando no gerenciamento de desastres, como, por exemplo, o rompimento da barragem de Brumadinho-MG, em 2019, os esforços de socorro durante as enchentes que atingiram Estado do Rio Grande do Sul, em 2024, e no combate aos incêndios que sazonalmente atingem as regiões mais secas do país durante o período de estiagem. Na batalha contra a COVID-19, os helicópteros foram fundamentais para o suporte à população, transporte de vacinas e transporte de pacientes em todos os cantos do país.

A Helibras mantém centros de treinamento em Itajubá e no Rio de Janeiro, sendo a única fornecedora de simuladores de voo completos do H225/H225M nas Américas, reforçando seu compromisso com a excelência operacional e capacitação dos profissionais da aviação. Até hoje, mais de 17 mil profissionais técnicos entre mecânicos e pilotos foram formados pela empresa. O Centro de Treinamento de Simuladores (CTS) para as versões civil e militar do H225 é qualificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para dar suporte a operadores militares, off shore e SAR (busca e salvamento).

A Helibras não só lidera no segmento de aviação executiva. A marca ACH (Airbus Corporate Helicopters), criada em 2017 e dedicada aos clientes de aviação executiva, proporciona a melhor experiência aos exigentes clientes da aviação VIP, com suporte e serviços local, interiores personalizados e soluções inovadoras, oferecendo a versão ACH de todos os modelos da linha Airbus, que podem ser customizados ao gosto dos clientes.

Por fim, a Helibras mantém um forte compromisso com o Brasil no tocante ao desenvolvimento das comunidades onde opera. Projetos como o Discovery Space, que oferece aulas de reforço para crianças de comunidades socialmente vulneráveis, fomentando o gosto pelos estudos e pelo mundo da aviação. O projeto já beneficiou mais de 500 estudantes em Minas Gerais e reflete o compromisso da empresa em contribuir para o crescimento e a educação das futuras gerações. Outras iniciativas como Community Impact também são regularmente promovidas, contando com a colaboração voluntária dos funcionários da Helibras. Entre eles, podemos citar o plantio de uma horta comunitária orgânica em parceria com o Instituto Favela da Paz, no Jardim Nakamura, na zonal Sul de São Paulo, e a construção de moradias transitórias para famílias carentes em colaboração com o TETO Brasil, demonstram o compromisso social da Airbus.