H145M

O helicóptero ideal para qualquer cenário militar

H145M

Conheça o H145M

Moderno e multifuncional: o H145M conta com uma grande variedade de equipamentos, tornando-o o melhor biturbina leve para operações militares de alta complexidade.

H145M sobrevoando o céu

Versátil e confiável

O H145M é a versão militar do helicóptero biturbina leve de maior sucesso de sua categoria. Com a melhor relação potência x peso máximo de decolagem, a aeronave pode performar diversas missões militares, seja no de tropas e materiais, ataque leve, reconhecimento, entre outras operações complexas.

Considerada referência em sua versão civil, o modelo H145M também comprova sua capacidade em operações militares – incluindo serviço no Exército dos EUA, que opera as variantes UH-72A e UH-72B Lakota.

H145M pousando no chão

Desempenho incomparável

Uma característica fundamental do H145M é a variedade equipamentos opcionais, que podem ser instalados e removidos rapidamente, conforme os requisitos da missão. Em poucos minutos, a aeronave pode ser reconfigurada de transporte de tropas com assentos para uma missão de busca e salvamento com guincho de resgate e macas, ou como um helicóptero armado com um conjunto de armas e proteção balística.

A potência, alcance, autonomia e capacidade de carga útil do H145M oferecem muitas opções de configuração, especialmente ao operar em areia e poeira, e em grandes altitudes (6.000 pés) e altas temperaturas (95 °F/35 °C).

LUH H145M em voo

Sistema de armas HForce

O H145M pode ser equipado com o HForce – um sistema de armas abrangente, modular e econômico que pode ser utilizado em qualquer versão militar da linha de helicópteros civis da Airbus (H125M, H145M e H225M).
 
Três pacotes diferentes aumentam a capacidade da aeronave, desde disparo balístico através do visor montado no capacete, até um sistema eletro-óptico (EOS) ou armas guiadas.

H145M voando

Alta tecnologia e disponibilidade

A fuselagem compacta do H145M oferece um perfil discreto, aprimorado pela agilidade do helicóptero e pela redundância integrada do sistema. Além disso, os tanques de combustível autovedantes, a proteção balística e os supressores de infravermelho, juntamente com a resistência a impactos projetada na fuselagem e nos assentos garantem a segurança da aeronave.

O sistema de guerra eletrônica e o sistema lançador de alvos trazem um nível extra de proteção em ambientes de grande ameaça. Além disso, o H145M está equipado com um moderno glass cockpit digital, que incorpora o avançado suíte de aviônicos Helionix® da Airbus, e é compatível com óculos de visão noturna (NVG). O piloto automático digital de 4 eixos reduz drasticamente a carga de trabalho do piloto.

As melhorias incluem um sistema de transmissão atualizado e a incorporação do rotor de cauda carenado Fenestron®, exclusivo da Airbus, para aprimorar o controle antitorque. Em operação com o Exército norte-americano como um helicóptero utilitário leve, a versão UH-72A Lakota tem demonstrado um alto nível de confiabilidade, com taxa de disponibilidade superior a 90%.

H145M Treinamento CBRN FireKrafte

UH-72 Lakota: Comprovado pelo Exército dos EUA

O UH-72 Lakota, variante do H145, provou ser uma plataforma fundamental para o Exército, a Marinha e a Guarda Nacional dos EUA em sua missão de proteger e servir as comunidades em todo o país. Selecionado em junho de 2006 após uma avaliação rigorosa, combina capacidade operacional, confiabilidade e preço acessível, atendendo a todos os requisitos do Exército em termos de velocidade, alcance, autonomia e desempenho geral. Como um helicóptero em produção com certificação FAA IFR, o UH-72 atende à estratégia de aquisição comercial pronta para uso (COTS) do Exército.

A incorporação das novas tecnologias COTS, combinada com as capacidades operacionais do UH-72, resultam em uma aeronave com operação e manutenção excepcionalmente fáceis e acessíveis. O uso extensivo de materiais de fabricação novos e leves e a ampla modularidade do sistema simplificam a manutenção, reduzindo os custos de propriedade e os requisitos de logística.