Recentemente certificada nos EUA, a capacidade IFR (Instrument Flight Rules) do H125 está a caminho de ser certificada também no Brasil. Durante a última feira Verticon em Dallas, em março de 2025, vários operadores tiveram a oportunidade de experimentar esse salto tecnológico em primeira mão; entre eles a Helisul, líder do mercado brasileiro com a maior frota civil de H125 na região da América Latina. Bruno Biesuz, superintendente operacional da Helisul, compartilha sua experiência.
Em um país tão vasto e diversificado como o Brasil, onde as condições climáticas podem mudar rapidamente, tornando a baixa visibilidade um desafio comum, os recursos IFR do H125 serão um divisor de águas. Com previsão de receber a certificação este ano no país, esses recursos avançados de aviônica e piloto automático aumentarão a segurança e a eficiência dos pilotos, proporcionando maior consciência situacional e reduzindo a carga de trabalho, ao mesmo tempo em que preservam a renomada potência, versatilidade e manobrabilidade da aeronave. Com quase 400 helicópteros H125 já em operação no Brasil, esse novo recurso deve fortalecer ainda mais a posição da aeronave como líder no segmento de monomotores leves.

Testando em primeira mão
A Helisul foi a primeira operadora brasileira a subir a bordo do H125 para experimentar em primeira mão os benefícios que os novos recursos podem oferecer durante o voo.: “O desenvolvimento dos recursos IFR para o H125 representa um avanço significativo na América Latina”, explica Bruno Biesuz. “Durante nosso voo de teste na Verticon, em Dallas, observamos claramente o impacto transformador que essa tecnologia terá no setor, principalmente na segurança operacional, no aumento da produtividade e nas novas oportunidades de mercado”.
Esse novo recurso IFR expandirá as capacidades de missão do helicóptero em todas as condições meteorológicas, especialmente para missões críticas, como serviços públicos, incluindo a aplicação da lei, serviços médicos de emergência e treinamento de pilotos - missões que estão em alta demanda no Brasil.
“Atualmente, nossas operações de piloto único (como HEMS, IBAMA, Polícia, PBA, etc.) são restritas a operações diurnas, terminando 40 minutos antes do pôr do sol natural, devido às regulamentações brasileiras (ICA 100-4). Essas regras exigem a capacidade de helicópteros IFR para voos noturnos além das TMAs ou a 27 milhas náuticas de heliportos registrados à noite. Com a certificação IFR, poderemos estender as operações para além do pôr do sol e iniciar os voos mais cedo”, acrescenta Bruno.

Novas oportunidades de negócios
Questionada sobre as novas oportunidades de negócios que essas capacidades poderiam abrir no Brasil, a Helisul enfatiza que, atualmente, muitos clientes só confiam em bimotores para voos IFR, ao passo que fazer isso com H125s reduziria os custos das operações. Isso é particularmente relevante em áreas com condições climáticas desafiadoras, como Curitiba - onde a travessia da Serra do Mar é muitas vezes impossível devido às condições climáticas; ou mesmo em São Paulo, onde os voos para o litoral e regiões montanhosas são frequentemente cancelados devido ao clima.
“A Helisul e a Ecocopter não podem se dar ao luxo de ficar para trás nessa corrida tecnológica. A capacidade de oferecer voos IFR a um custo competitivo fortalece nossa posição como líder do setor, permitindo-nos atrair clientes de alto valor, contratos governamentais e operações comerciais premium”, explica Bruno.
