Voo seguro
Trabalhamos constantemente para aprimorar a segurança dos nossos produtos, como também nos concentramos na segurança operacional desses produtos, mesmo depois de serem entregues ao cliente. A segurança nas operações é fundamental para atingir o nosso objetivo de zero incidentes.
Segurança pelo treinamento
Como parte do nosso compromisso de melhorar a segurança da aviação, fornecemos formação realista e centrada na missão para toda a sua linha de produtos, que prepara o pessoal de voo e as equipes de manutenção para situações do mundo real. A qualidade da formação está diretamente relacionada com a proficiência dos pilotos e das tripulações de voo, bem como com a sua capacidade de operar em segurança numa vasta gama de condições.
Para garantir que os clientes têm acesso a uma formação de classe mundial, a Airbus continua a fazer investimentos significativos em simuladores de movimento total, dispositivos de formação de procedimentos, formação assistida por computador e sistemas de e-learning.
Com um pacote de dados do fabricante de equipamento original (OEM), podemos garantir que os mais recentes desenvolvimentos e melhoramentos em aeronaves de asas rotativas se refletem na sua rede de simuladores. Além disso, a implementação de um campo de visão alargado, no simulador de voo completo (FFS), juntamente com a integração de dados reais de aeronaves de asas rotativas testadas pelos pilotos de teste da Airbus, garantem uma simulação de voo completa e realista.
Paralelamente, a divisão de helicópteros da Airbus centra-se na expansão do catálogo de serviços que oferece - em especial para a formação recorrente e de missão - com apoio às operações de voo no local, implementadas em todo o mundo para aumentar a segurança. Isto proporciona um conjunto abrangente de serviços, incluindo balcões de apoio ao cliente e apoio e análise de operações de voo - tudo adaptado às necessidades individuais dos operadores.
Para se manter próxima dos seus clientes e fornecer soluções rentáveis para que as frotas se mantenham operacionalmente disponíveis, a Airbus - com os seus centros de clientes e filiais - opera uma rede de 23 centros de formação e 26 simuladores de voo completos em todas as regiões do mundo, incluindo a Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico, África e Médio Oriente e América do Sul.
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Segurança por SMS
Com o apoio a iniciativas de toda a indústria, como a Vertical Aviation Safety Team (VAST), trabalhamos com os nossos clientes para introduzir sistemas de gestão de segurança (SMS) como parte do seu compromisso de melhorar a segurança de voo global e diminuir os acidentes. O SMS é uma ferramenta importante para apoiar operações seguras de helicópteros através de uma abordagem organizacional reactiva, proactiva e preditiva dos riscos de segurança. Um dos seus objectivos é promover ativamente uma cultura de segurança - empregando a tomada de decisões e a gestão de riscos orientadas para a segurança.
A Airbus implementou o SMS para a aviação devido à forte convicção da empresa de que o SMS contribuiria grandemente para melhorar a segurança dos helicópteros. Do mesmo modo, contribuiu para vários grupos de trabalho internacionais com o objetivo de elevar os padrões dos sistemas de gestão da segurança da aviação ao redor do mundo.
A empresa fornece informações sobre o processo de identificação de perigos e de gerenciamento de riscos para reduzir seus níveis a patamares aceitáveis tanto em terra como em voo, e também estabelece um método para identificar perigos operacionais diários específicos, analisar as potenciais consequências desses perigos e propor medidas corretivas e de proteção para evitar ou atenuar tais consequências.
E-learnings
A Airbus Helicopters disponibiliza uma seleção de vídeos das nossas Conferências de Segurança, do seu Centro de Formação Certificado e da Equipe de Análise de Manutenibilidade, juntamente com e-learnings para apoiar a sua segurança operacional.
Documentos de Segurança
Disponibilizamos informações essenciais para melhorar a segurança dos helicópteros em todo o sector. Estas informações abrangem:
Manutenção segura
Práticas corretas de manutenção
As práticas de manutenção adequadas desempenham um papel crucial no apoio à segurança dos helicópteros. A Airbus tem décadas de experiência em manutenção e está bem equipada para atender a todo o espectro de necessidades de manutenção do operador, desde o fornecimento das melhores ferramentas de manutenção até a promoção da adesão aos procedimentos e cronogramas de manutenção aprovados.
As equipes de serviço ao cliente da Airbus e da Helibras são os principais pontos de entrada do cliente nas atividades de manutenção e nos serviços disponíveis. Os três principais pilares de manutenção relacionados com a segurança são os procedimentos de manutenção, a documentação de manutenção e a formação em manutenção.
Procedimentos de manutenção
A Airbus trabalha em estreita colaboração com os clientes para apoiar as suas equipes de manutenção, quer garantindo o cumprimento dos procedimentos de manutenção e dos calendários de inspeção existentes, aplicando Boletins de Serviço e Diretivas de Aeronavegabilidade, quer desenvolvendo novos serviços que simplificam e otimizam as organizações de manutenção dos clientes.
A empresa promove igualmente a utilização correta das tecnologias de manutenção que contribuem para a segurança operacional. Por exemplo, os sistemas de monitorização da saúde e da utilização (HUMS) fornecem informações valiosas sobre os helicópteros que ajudam as equipes de manutenção a tomar as decisões certas para manter uma aeronave em condições de voar. A orientação sobre a forma de utilizar e interpretar os dados HUMS é um dos principais apoios que a Airbus fornece aos seus clientes.
A Airbus também aplica uma metodologia sofisticada de fatores humanos para melhorar a segurança das tarefas de manutenção críticas; esta metodologia foi aprovada pela HeliOffshore para melhorar a segurança na linha da frente.
Documentação de manutenção
O serviço de dados técnicos online da Airbus, disponível através da plataforma colaborativa AirbusWorld, fornece aos operadores documentação completa, precisa e atualizada para apoiar as operações e a manutenção seguras dos seus helicópteros.
Os assinantes do TechData recebem notificações sempre que uma nova publicação é adicionada ou atualizada - incluindo Boletins de Serviço, Diretivas de Aeronavegabilidade e Avisos de Informação de Segurança. Desta forma, os clientes têm acesso, em tempo real, às informações técnicas mais recentes que podem afetar a operação segura das suas aeronaves.
Saiba mais no TechData da AirbusWorld
Formação em manutenção
A Airbus oferece uma grande variedade de cursos presenciais e práticos destinados a ensinar os técnicos de manutenção de aeronaves a efetuar a manutenção dos seus helicópteros de acordo com os manuais e regulamentos de manutenção de aeronaves.
Os cursos destinam-se a todos os níveis, desde os novos técnicos que necessitam de formação de qualificação de tipo até aos mecânicos mais experientes que necessitam de cursos de atualização periódicos, conhecidos como formação recorrente.
A empresa tem hardware e sistemas disponíveis para formação em manutenção nos seus 23 locais de formação em todo o mundo. A formação em manutenção para novos produtos - como o H175 e o H145 - é uma parte indispensável do pacote de suporte de uma aeronave.
Segurança por cooperação
A Airbus é um membro responsável da comunidade internacional de helicópteros, partilhando os seus valores com a indústria e contribuindo ativamente para os principais objetivos de segurança das aeronaves de asas rotativas. Apoiar as iniciativas de segurança das principais organizações, institutos, grupos diretores e agências governamentais em todo o mundo é uma prioridade fundamental da empresa.
A Airbus trabalha em estreita colaboração com a Vertical Aviation Safety Team (VAST) - e seu componente europeu: a European Safety Promotion Network Rotorcraft (ESPN-R) - que reúne líderes governamentais e da indústria para reduzir os acidentes civis com aeronaves de asa rotativa. A VAST foi criada em 2021 e foi a sucessora da Equipe Internacional para a Segurança dos Helicópteros (IHST), criada em 2006. O seu objetivo é reduzir drasticamente a taxa de acidentes com helicópteros civis a nível internacional.
Reforçando ainda mais a cooperação da empresa em iniciativas de segurança em toda a indústria, a Airbus emitiu um Manual de Operação da Tripulação de Voo (FCOM) para aeronaves H225 que são utilizadas em missões de petróleo e gás, marcando o primeiro documento de origem criado no sector dos helicópteros.
A Airbus adota uma abordagem proativa para ouvir os requisitos dos clientes, de modo a satisfazer e ultrapassar as suas expectativas. A empresa também trabalha com os seus clientes para apoiar a operação segura das suas aeronaves de asas rotativas. Isto inclui o acolhimento e a participação regular em simpósios e fóruns, a distribuição de materiais de segurança para ajudar os clientes a gerir os riscos operacionais e o apoio à aplicação pelos operadores de sistemas de gestão de dados de voo de helicópteros (HFDM).
Além disso, a empresa aproveita a experiência e o know-how da sua base de fornecedores para apoiar a segurança e a qualidade, envolvendo a sua cadeia de fornecimento através de uma abordagem de colaboração e de uma visão partilhada das expectativas dos clientes.
Equipe de Segurança da Aviação Vertical
Um esforço de toda a indústria para melhorar a segurança das aeronaves de asas rotativas é liderado pela Equipe de Segurança da Aviação Vertical (VAST), que foi formada em 2021.
Como fabricante de helicópteros nº. 1 do mundo, a Airbus Helicopters assume um papel de liderança nesta importante iniciativa de segurança. Como parte deste compromisso, a empresa é um dos principais patrocinadores do simpósio anual de segurança da organização, que está aberto a todos os profissionais de segurança da aviação da comunidade de helicópteros.
Com o objetivo de criar uma comunidade internacional de helicópteros civis com zero acidentes, a VAST trabalha com parceiros globais - como a Airbus Helicopters - e equipes de segurança regionais para desenvolver estratégias e harmonizar os esforços de segurança em áreas-chave, incluindo
- Educar o público-alvo sobre a segurança dos helicópteros e as causas dos acidentes;
- Atualização do progresso em relação aos objetivos do VAST;
- Transmitir informações sobre os esforços de parceria global no âmbito do VAST;
- E aumentar a consciencialização sobre as ferramentas do VAST que podem melhorar a segurança dos helicópteros.
Cerca de 40 países apoiam os esforços do VAST, com equipes de segurança estabelecidas na Europa, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Índia, Japão e na região do Médio Oriente e Norte da África.
HeliOffshore
A HeliOffshore é uma associação global, centrada na segurança, para a indústria de helicópteros offshore. Em colaboração com a Airbus e outros intervenientes na indústria global de helicópteros offshore, o objetivo da HeliOffshore é fornecer programas de segurança a toda a indústria para melhorar a segurança a nível mundial.
Com o nosso objetivo comum de alcançar zero vidas perdidas em voos offshore, a Airbus, com a colaboração da HeliOffshore, liderou os seguintes projectos:
- A introdução de FCOMs (Flight crew operating manuals) para operações offshore para complementar a lacuna entre o Manual de Voo e o Manual de Operações. Este projeto está atualmente em processo de regulamentação para se tornar uma norma para as operações comerciais na Europa.
- Reforço da segurança no tratamento de tarefas de manutenção críticas através da aplicação de uma metodologia sofisticada de fatores humanos que foi aprovada pela HeliOffshore para melhorar a segurança na linha da frente.
- Contribuir para a norma de Análise do Risco Humano (HHA) da HeliOffshore, que optimiza as tarefas críticas com um processo de análise e melhoria centrado no fator humano. A HHA é aplicável ao H225, H175 e H160 e está planejada para ser implementada também nos demais helicópteros da gama.
Contato com os clientes
A Airbus Helicopters mantém uma relação estreita com os clientes para melhorar a segurança das aeronaves de asas rotativas e organiza anualmente cerca de 200 eventos de promoção da segurança. A empresa - e a sua rede mundial de centros de clientes e filiais - organiza regularmente simpósios e fóruns para os seus operadores, permitindo-lhes obter as mais recentes actualizações técnicas e de segurança, bem como dar feedback sobre questões fundamentais.
Os exemplos incluem os simpósios anuais nacionais e regionais de serviço ao cliente organizados pela filial americana da Airbus Helicopters, Inc., bem como os simpósios regionais de serviço ao cliente organizados pela filial americana da Airbus Helicopters, Inc. Inc., filial da empresa nos EUA, bem como um fórum sobre petróleo e gás para operadores asiáticos, entre muitas outras iniciativas em todo o mundo que abrangem tópicos como segurança e formação.
A Airbus Helicopters também se aproxima dos seus clientes através de eventos que ajudam os operadores a estabelecer uma cultura de segurança de topo - como a CHC Quality & Safety Summit, que reúne os principais especialistas em aviação, petróleo e gás, seguros e regulamentação para promover a segurança da aviação.
Como fabricante líder de helicópteros, a Airbus Helicopters está empenhada em promover uma cultura de segurança dentro da empresa e partilhá-la com a indústria. A operação segura das suas aeronaves de asas rotativas em serviço é apoiada pelo alcance da empresa - que inclui o trabalho com os operadores em tópicos-chave como sistemas de gestão de segurança, gestão de riscos, sistemas de gestão de dados de voo de helicópteros (HFDM), análise abrangente de sistemas de formação e muito mais.