Conheça o H225M
Como o mais avançado membro da família Super Puma/Cougar militar da Airbus, o H225M comprovou sua confiabilidade e durabilidade em condições de combate e áreas de crise que incluem Líbano, Afeganistão, Chade, Costa do Marfim, República Centro-Africana, Somália e Mali.. Além disso, o H225M é considerado um multiplicador de força pela França, Brasil, México, Malásia, Indonésia, Kuwait, Singapura, Hungria e Tailândia. As forças armadas brasileiras são os maiores operadores do H225M no mundo, utilizando as aeronaves em diversos tipos de missão.
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Um helicóptero de combate multifuncional comprovado
Como um verdadeiro recurso militar multifuncional e versátil, o H225M permite que as forças militares sejam mobilizadas onde e quando necessário. Operando tanto a partir de navios quanto da terra – mesmo em condições de gelo – este helicóptero tem capacidade para qualquer clima e é compatível com óculos de visão noturna.
O excelente alcance de 700 milhas náuticas do helicóptero pode ser ampliado com recursos de reabastecimento ar-ar ou pairado durante o voo.
Alimentado por dois potentes motores à turbina Makila 2A1, o rotor principal de cinco pás do H225M fornece um nível de vibração excepcionalmente baixo, e o design modular Spheriflex para seus conjuntos mecânicos de rotor permite menor manutenção.
O H225M se destaca em uma ampla gama de missões militares:
- Operações especiais
- Busca e salvamento em combate
- Transporte tático
- Transporte aeromédico / de feridos
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Tecnologia e Segurança
O piloto automático (AFCS) de 4 eixos do H225M oferece excelente precisão e estabilidade; seus modos superiores integram as limitações do motor em situações com todos os motores operantes (AEO) e com um motor inoperante (OEI). O AFCS também inclui padrões de voo SAR, procedimentos de regras de voo por instrumentos (IFR) e aproximações automáticas – além de permitir o voo pairado totalmente automático, seja qual for a velocidade.
A tripulação de voo tem fácil acesso a todos os dados de navegação e pilotagem através do novo cockpit com painéis digitais, que possui quatro monitores ampliados de 10 x 8 polegadas, bem como prevenção de proximidade do solo e colisão de tráfego aéreo. Informações como indicações e alertas de guerra eletrônica são exibidas automaticamente somente quando necessário.
Essa configuração aprimorada permite redução da carga de trabalho da tripulação com gerenciamento de missão mais fácil, rápido e simplificado (preparação/modificação/seleção de rota, mapas digitais/gerenciamento de navegação). A redundância dos sensores TINS e GPS (sistema de navegação integrado e sistema de posicionamento global) aprimora o gerenciamento de discrepâncias, ao mesmo tempo que fornece maior precisão de posição.
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Capacidades de defesa
O H225M foi projetado desde o início para oferecer alta capacidade de sobrevivência. Sua fuselagem possui estruturas reforçadas e é equipada com trem de pouso de alta absorção de impactos, além de tanques de combustível auto vedantes e anti-crash.
A proteção da cabine é fornecida por assentos da tripulação blindados e com absorção de impacto, enquanto a cabine pode ser equipada com blindagem nos pisos e nas paredes ou com tapetes blindados. A construção multicaixa das pás do rotor aumenta sua resistência a impactos de balas.
Contribuindo para a capacidade de sobrevivência do H225M estão um receptor de alerta de radar, sistema de alerta de aproximação de mísseis, receptor de alerta a laser e lançadores de chaff/flare. Os escapamentos do motor podem ser equipados com supressores de infravermelho, enquanto a proteção contra areia e gelo é fornecida pelo design da entrada e pelas entradas de ar multifuncionais.
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Armamento
Assim como com os helicópteros militares H145M e H125M da Airbus, o H225M também pode ser equipado com o sistema HForce desenvolvido pela empresa.
Quatro pacotes diferentes oferecem aos clientes uma escolha de armamento para expandir a capacidade do helicóptero – desde armas balísticas até o uso de munição guiada com disparo através de um sistema eletro-óptico (EOS) ou display de visada montado no capacete (HMSD).
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Fácil manutenção
Desde a sua base até os locais mais remotos, a Airbus concebeu o H225M pensando na facilidade de manutenção.
Os turbo motores Makila 2A1 da Safran possuem design modular para fácil manutenção. A cabeça do rotor principal de fibra de vidro Spheriflex® da Airbus possui fácil regulagem, enquanto a fuselagem inclui um degrau integrado para acessar os motores.
As informações gerais de manutenção são fornecidas por meio do sistema integrado de monitoramento dos parâmetros da aeronave (HUMS).