Conheça o H225M
Como o mais avançado membro da família Super Puma/Cougar militar da Airbus, o H225M comprovou sua confiabilidade e durabilidade em condições de combate e áreas de crise que incluem Líbano, Afeganistão, Chade, Costa do Marfim, República Centro-Africana, Somália e Mali.. Além disso, o H225M é considerado um multiplicador de força pela França, Brasil, México, Malásia, Indonésia, Kuwait, Singapura, Hungria e Tailândia. As forças armadas brasileiras são os maiores operadores do H225M no mundo, utilizando as aeronaves em diversos tipos de missão.
Um helicóptero de combate multifuncional comprovado
Como um verdadeiro recurso militar multifuncional e versátil, o H225M permite que as forças militares sejam mobilizadas onde e quando necessário. Operando tanto a partir de navios quanto da terra – mesmo em condições de gelo – este helicóptero tem capacidade para qualquer clima e é compatível com óculos de visão noturna.
O excelente alcance de 700 milhas náuticas do helicóptero pode ser ampliado com recursos de reabastecimento ar-ar ou pairado durante o voo.
Alimentado por dois potentes motores à turbina Makila 2A1, o rotor principal de cinco pás do H225M fornece um nível de vibração excepcionalmente baixo, e o design modular Spheriflex para seus conjuntos mecânicos de rotor permite menor manutenção.
O H225M se destaca em uma ampla gama de missões militares:
- Operações especiais
- Busca e salvamento em combate
- Transporte tático
- Transporte aeromédico / de feridos
Tecnologia e Segurança
O piloto automático (AFCS) de 4 eixos do H225M oferece excelente precisão e estabilidade; seus modos superiores integram as limitações do motor em situações com todos os motores operantes (AEO) e com um motor inoperante (OEI). O AFCS também inclui padrões de voo SAR, procedimentos de regras de voo por instrumentos (IFR) e aproximações automáticas – além de permitir o voo pairado totalmente automático, seja qual for a velocidade.
A tripulação de voo tem fácil acesso a todos os dados de navegação e pilotagem através do novo cockpit com painéis digitais, que possui quatro monitores ampliados de 10 x 8 polegadas, bem como prevenção de proximidade do solo e colisão de tráfego aéreo. Informações como indicações e alertas de guerra eletrônica são exibidas automaticamente somente quando necessário.
Essa configuração aprimorada permite redução da carga de trabalho da tripulação com gerenciamento de missão mais fácil, rápido e simplificado (preparação/modificação/seleção de rota, mapas digitais/gerenciamento de navegação). A redundância dos sensores TINS e GPS (sistema de navegação integrado e sistema de posicionamento global) aprimora o gerenciamento de discrepâncias, ao mesmo tempo que fornece maior precisão de posição.
Capacidades de defesa
O H225M foi projetado desde o início para oferecer alta capacidade de sobrevivência. Sua fuselagem possui estruturas reforçadas e é equipada com trem de pouso de alta absorção de impactos, além de tanques de combustível auto vedantes e anti-crash.
A proteção da cabine é fornecida por assentos da tripulação blindados e com absorção de impacto, enquanto a cabine pode ser equipada com blindagem nos pisos e nas paredes ou com tapetes blindados. A construção multicaixa das pás do rotor aumenta sua resistência a impactos de balas.
Contribuindo para a capacidade de sobrevivência do H225M estão um receptor de alerta de radar, sistema de alerta de aproximação de mísseis, receptor de alerta a laser e lançadores de chaff/flare. Os escapamentos do motor podem ser equipados com supressores de infravermelho, enquanto a proteção contra areia e gelo é fornecida pelo design da entrada e pelas entradas de ar multifuncionais.
Armamento
Assim como com os helicópteros militares H145M e H125M da Airbus, o H225M também pode ser equipado com o sistema HForce desenvolvido pela empresa.
Quatro pacotes diferentes oferecem aos clientes uma escolha de armamento para expandir a capacidade do helicóptero – desde armas balísticas até o uso de munição guiada com disparo através de um sistema eletro-óptico (EOS) ou display de visada montado no capacete (HMSD).
Fácil manutenção
Desde a sua base até os locais mais remotos, a Airbus concebeu o H225M pensando na facilidade de manutenção.
Os turbo motores Makila 2A1 da Safran possuem design modular para fácil manutenção. A cabeça do rotor principal de fibra de vidro Spheriflex® da Airbus possui fácil regulagem, enquanto a fuselagem inclui um degrau integrado para acessar os motores.
As informações gerais de manutenção são fornecidas por meio do sistema integrado de monitoramento dos parâmetros da aeronave (HUMS).